Sociobiodiversidade e Saúde

CURSO SOCIOBIODIVERSIDADE E SAÚDE

O Curso Sociobiodiversidade e Saúde, é o primeiro de quatro cursos que compõe a Trilha de Aprendizagem “Sociobiodiversidade, Cadeias de Valor e Saúde”, e resulta de parceria estabelecida por meio do projeto ArticulaFito/Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). 

Objetivo: compreender a biodiversidade e a diversidade sociocultural brasileira, conhecer diferentes sistemas de produção sustentável e compreender a relação desses temas com a saúde individual e planetária.

Formato: autoinstrucional com a presença de um facilitador nos fóruns “Dialogue com a prática, 100% on-line, com carga horária de 10 horas, divididas em quatro unidades (ambientação + 3 unidades de estudo), e com uma duração média de duas semanas.

Público: prioritário para agricultores e agricultoras, extrativistas, agentes da Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), povos e comunidades tradicionais e articuladores e articuladoras locais de cadeias de valor. Também poderão participar servidores e servidoras públicas, estudantes, professores e professoras, trabalhadores e trabalhadoras de Organizações Não Governamentais (ONGs), empresas, consumidores e consumidoras, gestores e gestoras municipais e estaduais, profissionais de pesquisa e extensão, órgãos reguladores.

Certificação: o aproveitamento mínimo para obtenção do certificado é de 60% no total do exercício avaliativo. 

Ementa do curso: estudo sobre produção sustentável e seu papel na saúde individual e planetária. Caracterização da produção agroecológica e da participação das mulheres na agricultura e na organização comunitária.

Inscrições abertas até o dia 28/11/2022.

Término do curso: 15/01/2023.