CURSO TRANSIÇÃO AGROECOLÓGICA E O PAPEL DO AGRICULTOR
O curso Transição Agroecológica e Papel do Agricultor, é o segundo de quatro cursos que compõe a Trilha de Aprendizagem “Sociobiodiversidade, Cadeias de Valor e Saúde”, e resulta de parceria estabelecida por meio do projeto ArticulaFito/Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar.
Objetivo: Curso básico sobre organizações sociais, e como elas podem ajudar a melhorar as relações econômicas, sociais e culturais comuns de grupo de pessoas, por meio de um empreendimento de propriedade coletiva e com gestão democrática.
Formato: autoinstrucional com a presença de um facilitador nos fóruns “Dialogue com a prática, 100% on-line, com carga horária de 10 horas, divididas em quatro unidades (ambientação + 3 unidades de estudo), e com uma duração média de duas semanas.
Público: prioritário para agricultores e agricultoras, extrativistas, agentes da Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), povos e comunidades tradicionais e articuladores e articuladoras locais de cadeias de valor. Também poderão participar servidores e servidoras públicas, estudantes, professores e professoras, trabalhadores e trabalhadoras de Organizações Não Governamentais (ONGs), empresas, consumidores e consumidoras, gestores e gestoras municipais e estaduais, profissionais de pesquisa e extensão, órgãos reguladores.
Certificação: o aproveitamento mínimo para obtenção do certificado é de 60% no total do exercício avaliativo.
Ementa do curso: Papel do trabalhador e da trabalhadora rural na sociedade, meios de vida, produção autosustentável e conservação, e mulheres na agricultura e organização comunitária.
Matrículas abertas: Turmas/2024.
Período de disponibilização do curso: 01/05 a 31/12/2024.