Portal Saberes da Floresta

Com o objetivo de ampliar o acesso ao conhecimento, o Serviço Florestal Brasileiro (SFB) lançou uma plataforma de aprendizagem virtual.

O ambiente online de educação a distância chama-se Portal Saberes da Floresta, cujo nome busca valorizar a compreensão de que o conhecimento é construído e transformado em saber na prática cotidiana. Além disso, destaca o tema central da atuação do SFB, a floresta.

Os cursos ofertados terão a temática relacionada ao manejo florestal não madeireiro (castanha e açaí), ao manejo florestal madeireiro e técnica de exploração de impacto reduzido, à gestão de organizações comunitárias (associações e cooperativas), às concessões florestais, à silvicultura de espécies florestais nativas e à experiência de manejo florestal comunitário.

Nesta primeira etapa, está previsto o lançamento de 10 cursos autoinstrucionais  a serem lançados até dezembro de 2018, com duração entre 20 e 40 horas, em temas relacionados com o manejo florestal não madeireiro (castanha e açaí), o manejo florestal madeireiro e técnica de exploração de impacto reduzido, gestão de organizações comunitárias (associações e cooperativas), concessões florestais, silvicultura de espécies florestais nativas e experiência de manejo florestal comunitário.

 

Parcerias

O Projeto Gestão Florestal para a Produção Sustentável na Amazônia foi fundamental para realização do trabalho, pois os recursos financeiros para execução vieram do apoio da cooperação alemã, com recursos do Banco Alemão de Desenvolvimento (KfW).

Além disso, outros parceiros também contribuirão com a plataforma, fazendo a integração dos seus sistemas com o portal.

Última atualização: quarta, 6 Jun 2018, 14:18