A Plataforma Saberes da Floresta é um ambiente virtual de Educação à Distância (EaD), desenvolvida e gerida pelo Serviço Florestal Brasileiro, que estimula e fomenta a prática de atividades florestais por meio de cursos sobre manejo, recomposição florestal e uso sustentável dos recursos florestais. Ainda promove a capacitação técnica e o aprimoramento profissional de atividades florestais madeireiras e não madeireiras para a produção de bens e serviços.

 O público do Saberes da Floresta é amplo e com perfil variado, desde servidores de órgãos ambientais e agentes de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) até profissionais de empresas do setor florestal, líderes comunitários, professores e estudantes do ensino profissionalizante, graduação e pós-graduação. Referência em todo Brasil, o Saberes da Floresta possui mais de 90 mil acessos cadastrados e 30 mil certificados de conclusão emitidos.

Além disso, atende interessados na temática florestal como pesquisadores, membros de organizações não governamentais (ONGs) e sociedade civil engajada na conservação ambiental. Essa diversidade de público reflete a importância transversal das florestas e da sua gestão sustentável, abrangendo tanto aspectos técnicos e científicos quanto socioambientais e econômicos.

O nome “Saberes da Floresta” valoriza a compreensão de que o conhecimento é construído e transformado em “saberdurante a prática cotidiana, a partir da adoção de linguagem dialógica que busca aliar o conhecimento técnico-científico com os saberes tradicionais e as experiências práticas.

Os cursos são online, sem tutoria e com conteúdo assíncrono. A avaliação da aprendizagem é obrigatória para obtenção de certificado de conclusão. A carga horária dos cursos varia entre 10h e 40h.

Conheça nossos cursos