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O Cerrado brasileiro desempenha um papel importante na biodiversidade e na manutenção dos recursos naturais, especialmente dos recursos hídricos, sendo necessário para a produção agrícola do país. Estudos recentes mostraram que áreas sob alertas de desmatamento na região do Cerrado aumentaram em 43% em 2023 (MMA,2023), e medidas de combate ao desmatamento devem ser unidas às estratégias de recomposição da vegetação nativa. Para dimensionar a recomposição florestal, é necessário adquirir conhecimentos ecológicos a fim de estimular a recuperação de áreas degradadas por meio de técnicas adequadas. 

Objetivo: oferecer aos interessados o conhecimento das etapas de um Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas e Alteradas (PRADA), com informações sobre os métodos de recuperação, espécies recomendadas, protocolos de acompanhamento e monitoramento.

Formato: autoinstrucional, com carga horária de 40 horas, em cinco aulas com duração de quatro semanas.

Público: agentes de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), lideranças socioambientais, professores e estudantes de ensino profissionalizante e superior, empresários/trabalhadores do setor florestal, representantes de Povos e Comunidades Tradicionais, Agricultores Familiares, gestores e servidores públicos.

Certificação: o aproveitamento mínimo para obtenção do certificado é de 60% no agrupamento dos exercícios avaliativos. O Certificado é emitido pelo Serviço Florestal Brasileiro.

Ementa do curso:

O curso está estruturado em cinco aulas, com material de apoio (e-book) disponível e que poderá ser baixado para complementar o aprendizado. 

  • Na aula 1 estão apresentadas e comentadas as informações referentes ao Cadastro Ambiental Rural (CAR): Módulo CAR e SICAR; 
  • Na aula 2 estão apresentadas as características abióticas do bioma Cerrado; 
  • Na aula 3 estão apresentadas as diferentes características bióticas do bioma Cerrado; 
  • Na aula 4 são apresentados e comentados os métodos e as estratégias para recomposição da vegetação nativa; e por fim,
  • Na aula 5 é apresentado e demonstrado o funcionamento do sistema WebAmbiente como ferramenta para auxiliar a elaboração de Projetos de Recomposição de Vegetação Nativa para ser utilizado nos Programas de Regularização Ambiental (PRA) dos estados.


Clique no botão abaixo e veja a disponibilidade de inscrições para o curso:

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AGRADECIMENTOS

O Serviço Florestal Brasileiro (SFB) agradece à Embrapa, ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) por meio do Centro Nacional de Avaliação da Biodiversidade e de Pesquisa e Conservação do Cerrado (CBC) e à Rede de Sementes do Cerrado (RDS), pela parceria e contribuição inestimável no desenvolvimento deste curso de Recomposição da Vegetação Nativa em Áreas de Preservação Permanente (APP) e em Áreas de Reserva Legal (ARL). As experiências dessas instituições foram determinantes para a construção de um conteúdo atualizado, abrangente e informativo.


FICHA TÉCNICA

Conteúdo técnico

  • Alexandre Sampaio – ICMBio/CBC
  • Camila Motta – Rede de Sementes do Cerrado
  • Carolina Arantes – Professora Substituta de Biologia/IFB
  • Daniel Vieira – Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia
  • Éder Martins – Embrapa Cerrados
  • Fernando Macena – Embrapa Cerrados
  • Jorge Werneck – Embrapa Cerrados
  • José Felipe Ribeiro – Embrapa Cerrados
  • Juliana Araújo – Assessora Técnica GIZ/FIP Paisagens Rurais/Embrapa Cerrados
  • Maxmiller Ferreira – Doutorando em Ecologia/UnB
  • Tatiana Calçada – SFB/DRA/CGSI

 

Realização

  • Projeto FIP Paisagens Rurais

 Produção e design instrucional

  • Avante Brasil Tecnologias Educacionais